Notícias
 
Começa a edição 2014 do Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da FTMRS
O curso tem duração de dois anos, sendo que cada ano possui seis módulos em regime de imersão. Os módulos serão realizados em março, maio, julho, setembro, novembro e dezembro.
26/03/2014


Assessoria de Comunicação FTMRS
O curso tem duração de dois anos, sendo que cada ano possui seis módulos em regime de imersão.


 A edição 2014 do curso de formação de dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) começou na manhã desta quarta-feira (26), no Sindipolo, com uma breve aula inaugural. Após o encontro, os alunos seguiram para a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, que está em cartaz na Usina do Gasômetro, na Capital.

O curso tem duração de dois anos, sendo que cada ano possui seis módulos em regime de imersão. Os módulos serão realizados em março, maio, julho, setembro, novembro e dezembro.

Em 2014, a Turma VI – Nelson Mandela, concluirá o curso e participará de um intercâmbio de experiências com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e com a CNM/CUT. Enquanto uma turma se prepara para o último ano de formação, uma nova turma, a VII, começa a caminhada.

Ao longo destes seis anos, mais de 150 dirigentes metalúrgicos participaram do programa. Desde o ano passado, a Federação vem incentivando a realização de atividades de formação sindical nas regionais e a proposta tende a crescer, de acordo com o secretário Administrativo da FTMRS, Flávio Fontana. O dirigente salientou que as turmas que estão sendo formadas no programa representam os diretores do sindicato e da Federação no futuro. “Vocês são a nossa aposta”.

A diretoria da FTMRS esteve presente no encontro para dar boas-vindas aos alunos. O secretário de Finanças, Ademir Bueno, falou sobre a importância do processo de formação desenvolvido no RS e que é referência em todo o Brasil. “O investimento feito na formação é um esforço da Federação e dos Sindicatos para que o conhecimento adquirido no curso seja transmitido aos companheiros que não têm a mesma oportunidade”.

O secretário de Formação e Política Sindical, Paulo Chitolina, ressaltou que o curso está focado em dois aspectos distintos: o embasamento teórico referente à história do movimento sindical brasileiro e a realidade dos companheiros dentro das fábricas, através da discussão e da troca de experiências.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Mauri Schorn, lembrou que muitos sindicatos já possuem dirigentes em suas diretorias que participaram do curso da FTMRS. “A formação tem resultado prático e somos um dos maiores incentivadores do projeto”, afirmou.

Para o dirigente Marcelo Pereira do Nascimento, da empresa Hidrojet, participar do curso representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre é adquirir experiência, aprimorar conhecimento e passar para os companheiros do chão de fábrica. “Essa é uma oportunidade que recebi e quero abraçar. Há quatro anos sou sócio do Sindicato e acompanhar o que vem acontecendo dentro da empresa me motivou a fazer parte da entidade”.

Para tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Andréia Luisa da Silva, da empresa Franke, que participa da turma VI, o curso tem sido muito produtivo e a expectativa para este ano é de ampliação do conhecimento em termos políticos e de comunicação. A dirigente, que começou a formação ano passado já integra a direção do Sindicato. “O que mais eu puder fazer para ajudar os outros, eu vou fazer, minha visão de mundo foi ampliada, por isso eu procurei o Sindicato, porque eu quero crescer”, finalizou.

Assessoria de Comunicação FTMRS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia