Notícias
 
Conferência macrorregional vai debater a saúde do/a Trabalhador/a
Qualquer pessoa interessada pode participar e ajudar a formular as políticas públicas que vão trazer avanços para a saúde do/a trabalhador/a brasileiro/a
27/02/2014




Os sindicatos e outras entidades que tratam das questões ligadas à saúde, segurança, prevenção, seguro e previdência social, vinculados ou não ao FSST – Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador, já estão organizando as conferências macrorregionais (CMSTs), que precedem a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEST) e a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNST), que serão realizadas em junho e novembro de 2014, respectivamente.

Segundo o Conselho Estadual de Saúde, as sete CMSTs do RS serão realizadas entre os dias 21 de março e 24 de maio. A Conferência Macrorregional Metropolitana, que vai reunir trabalhadores e militantes da saúde pública de Porto Alegre e cidades vizinhas, será realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Novo Hamburgo.

Segundo do diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos e um dos coordenadores do FSST, Marcelo Jurandir, as CMSTs vão discutir e sugerir diretrizes para definição das políticas estadual e nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, elaborar propostas para o município, macrorregião, Estado e União, e eleger os Delegados da Macrorregião para a Etapa Estadual. “Queremos debater a realidade enfrentada pela classe trabalhadora de todas as cidades que compõem a região, como os problemas relacionados aos acidentes e doenças do trabalho, especialmente às LER/DORT, debater a saúde mental e as perícias médicas, entre outras questões. Acreditamos que as conferências macrorregionais, estaduais e nacional vão trazer importantes avanços para a classe trabalhadora brasileira”, revelou.
O dirigente sindical lembrou que qualquer trabalhador interessado pode participar das CMSTs. Porém, para participar da 3ª CEST é necessário ter participado e ter sido eleito delegado por alguma das CMSTs. “É muito importante que a sociedade participe dos debates, pois nestes espaços democráticos são elaboradas as políticas públicas que vão trazer avanços para a saúde da classe trabalhadora”, concluiu.

 

Fonte: Geraldo Muzykant - STIMEPA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia