Notícias
 
Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo completa 70 anos
comemoração será realizada no domingo, 09 de março, a partir das 10h, na entidade
12/02/2014


Nesta quarta-feira, 12, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região completa 70 anos. A comemoração será realizada no domingo, 09 de março, a partir das 10h, no salão de festas da entidade e no ginásio de esportes.

História

Desde 1942 organizado como uma entidade sindical, apenas no dia 12 de fevereiro de 1944 recebe a carta que aprova seus estatutos e nomeia o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica Mecânica e de Material Elétrico de São Leopoldo e Região.

O STIMMMESL passou por inúmeras mudanças e enfrentou os diversos períodos políticos que o Brasil teve desde a década de 40, sempre lutando em prol dos trabalhadores da região.

Um período bastante marcante para o Sindicato foi o ano de 1986, pois foram importantes períodos de lutas da categoria dos metalúrgicos, devido ao período de demissão numa pequena crise onde o desemprego crescia.

Já em 1990, a categoria começa um processo de redução de jornada e redução de salário, pois praticamente todas as empresas começam a fazer essa proposta para os trabalhadores. Essa medida desencadeou uma paralisação de 16 dias como resposta à ofensiva da patronal.

Nos últimos anos, a entidade vem se somando às lutas da CUT, pela redução da jornada sem redução de salário, contra a terceirização e pelo fim do fator previdenciário.

Hoje, o STIMMMESL cumpre um papel de profundo destaque na organização sindical do Rio Grande do Sul, sendo a segunda maior força política de São Leopoldo.
Serviços

Com uma sede própria, o Sindicato oferece inúmeros benefícios para os associados, como as piscinas, o salão de festas, a valorização do setor ambulatorial, atendimentos jurídicos, além da ampliação nos convênios e a revitalização das subsedes, em Campo Bom e Sapucaia.

Nesta data tão importante, a direção do STIMMMESL salienta a importância de sua história para o progresso da cidade, reforça a luta pelos direitos da classe trabalhadora e parabeniza a todos os trabalhadores (as) que fizeram parte desta história.

 

 

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia