Notícias
 
Produção industrial do Rio Grande do Sul avança 6,8% em 2013, a maior alta entre os estados
Na comparação de dezembro de 2013 ao mesmo mês de 2012, o avanço da produção do Estado foi ainda mais significativo, com alta de 11%
17/02/2014


A produção industrial do Rio Grande do Sul fechou 2013 com um crescimento de 6,8%, o maior entre os Estados e bem acima do índice do país, que fechou em alta de 1,2%. Na comparação de dezembro de 2013 ao mesmo mês de 2012, o avanço da produção do Estado foi ainda mais significativo, com alta de 11%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números são explicados pela expansão dos setores de refino de petróleo e produção de álcool, de máquinas e equipamentos e de produtos químicos.

“Nosso governo atua em todas as áreas da economia gaúcha, desde o pequeno produtor do campo, passando pelo agronegócio, chegando nas pequenas e micros indústrias, até as multinacionais e alta tecnologia. Em conjunto com a força de trabalho da nossa gente e o empreendedorismo, os resultados surgem naturalmente”, ressalta o governador Tarso Genro.

Para o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, o resultado é fruto de um esforço da indústria gaúcha e de um trabalho baseado em uma política industrial. “O desempenho do Estado é ainda mais significativo se considerarmos que o mundo vive um momento econômico difícil”.

A produção industrial reforça o bom momento econômico do Estado, que vem superando a média nacional em praticamente todos os indicadores. O PIB acumulado até setembro (último dado disponível) mostrava um crescimento de 6,6% na economia gaúcha, ante 2,4% no Brasil. Nas exportações, o Rio Grande do Sul recuperou a terceira posição no ranking nacional, com US$ 25,1 bilhões em vendas externas, com uma evolução de 44,3%.

Conforme o IBGE, a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou a menor taxa de desemprego em relação à população economicamente ativa do país em 2013, com 3,5%. A média nacional foi de 5,4%.

 


Fonte: Assessoria SDPI / Caco Argemi / Palácio Piratini

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde/Clínico Geral - Ramal 9024
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Lazer
Serviços
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia