Notícias
 
Sindicalistas debatem saúde do trabalhador em plenária da CUT-RS
Plenária foi realizada no dia 22, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do RS
22/01/2014


A plenária da Saúde do Trabalhador da CUT-RS aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do RS. O objetivo era eleger os delegados que irão participar da I Conferência de Saúde do Trabalhador da CUT, que será realizada em São Paulo de 23 a 25 de abril de 2014.

Na abertura da atividade, o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Mário Reis e a secretária adjunta de Saúde do Trabalhador, Helena Mari Rocha da Costa deram boas vindas aos participantes e falaram da necessidade de debater a saúde do trabalhador nos dias atuais.

“A participação dos sindicatos nos espaços de discussão sobre a saúde ainda é muito pequena, precisamos mudar isso e intensificar o debate entre nós”, declarou Reis. O dirigente também salientou que até a Conferência da CUT, a ideia é realizar mais três encontros com o Coletivo de Saúde estadual.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, lembrou também que as plenárias e conferências da CUT são preparatórias para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que também terá atividade nas macrorregiões do estado e essas etapas são fundamentais para enriquecer o debate nacional.

“Debater a saúde do trabalho é uma parte importante desse momento de pleno emprego que vivemos no país. Pois esse desenvolvimento não pode ser as custas dos trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, acredita ele.

Nespolo disse ainda que a CUT reafirma essa posição e não aceita o argumento das federações patronais de que as doenças ocupacionais são uma consequência natural na vida do trabalhador. “Precisamos combater essa ideia e exigir políticas públicas para mudar esse cenário.”

Após a abertura, o médico do trabalho do Fórum Sindical da Saúde de Trabalhador (FSST), Dr. Rogério Dornelles abordou o assunto, afirmando que é impossível falar em saúde do trabalhador sem considerar a saúde em geral.

Para o médico, a qualificação dos trabalhadores dentro dos Conselhos de Saúde melhorou com a inserção dos representantes sindicais. “Somos capazes de fazer essa disputa com outros setores da sociedade”, garante.

De acordo com ele, é o trabalhador e a sociedade que sofrem com o descaso nessa área. O indivíduo que tem sua vida, como um todo, prejudicada e a sociedade, porque leva muito tempo a reinserir esse trabalhador no mercado novamente.

Outro ponto destacado pelo médico foi o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) do INSS. O NTEP é uma metodologia que identifica quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de determinada atividade profissional.

“Porém, há um grande número de fraudes em todo esse sistema. Quando se relaciona a doença com um trabalho, se identifica um culpado. Diante disso, por lei, o governo pode aumentar o imposto da empresa culpada. Para evitar isso, muitos empresários e até pessoas no INSS manipulam as informações”, explicou Dorneles.
Logo depois, o debate foi aberto para a plenária. O diretor da CUT Acre, Evandilson, acompanhou a atividade. O dirigente está em Porto Alegre para participar do FST 2014.

 

 

Fonte: Renata Machado (CUT-RS)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia