Notícias
 
Fórum Social Temático 2014, uma firme mensagem contra o neoliberalismo
Esquerda deve manter vivo o Fórum Social Mundial para contrapor as políticas neoliberais pensadas no Fórum Econômico Mundial, diz presidente da CUT-RS
23/01/2014


Sensação térmica acima de 40 graus não impediu a participação de milhares de manifestantes na marcha de abertura do FST


O calor intenso não impediu que mais de três mil pessoas participassem da marcha de abertura do Fórum Social Temático 2014 (FST) na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Desde o Largo Peres, no Centro, a marcha percorreu várias ruas até chegar na Usina do Gasômetro. Entre os participantes estavam o presidente e o vice do nosso sindicato, Lirio Segalla e Marcos Muller, além de outros dirigentes sindicais e ativistas metalúrgicos.

Durante a marcha, o presidente da CUT-RS e membro organizador do FST 2014, Claudir Nespolo, defendeu a necessidade de a esquerda manter vivo o Fórum Social Mundial enquanto o fórum da elite governamental e empresarial do mundo (Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suiça) continuar ditando políticas neoliberais principalmente contra os países pobres ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. “Esta marcha é um exemplo de manifestação extremamente plural, reunindo muitos grupos pela reforma política e a Democracia. As grandes manifestações são muito importantes e o que precisamos agora é de unidade e organização para vencermos as batalhas que se apresentam como desafios”, concluiu.

Já a Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, defendeu o debate a partir do FST de duas pautas que teriam grande impacto na sociedade e política brasileiras: o Fórum de Mídia Livre, funda-mental para o fortalecimento dos movimentos sociais e para a consolidação da democracia, e uma constitu-inte exclusiva para uma reforma política, “já que a correlação de forças não permite que a mudança venha pelas mãos do Congresso”, destacou. O Fórum de Mídia Livre acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. O lançamento da campanha pelo plebiscito popular por uma constituinte exclusiva pela reforma política acontece no sábado (25), às 14h, na Usina do Gasômetro.

Na concentração da marcha do FST, organizadores orientavam a atividade, intercalando falas sobre um novo mundo possível com a música do grupo Nação Hip Hop Brasil. Entre os temas mais lembrados, o enfrenta-mento ao neoliberalismo, a reforma política, a crise capitalista, a reforma agrária e a democratização dos meios de comunicação. No ato de encerramento, na Usina do Gasômetro, os representantes da CUT e outras centrais sindicais realizaram suas falas nos carros de som. Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, os debates que um evento desses proporciona são fundamentais para a construção de um novo mundo, justo e igualitário. “Todas as organizações estão presentes aqui, lutando, nesse momento de grande questionamento dos períodos neoliberais. São organizações com histórico de batalha e quem sempre esteve nas ruas, continuará nas ruas”, ressaltou.

O FST 2014 segue até domingo (26) em diversos espaços de Porto Alegre. Veja a programação completa em http://www.forumsocialportoalegre.org.br

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia