Notícias
 
Centrais sindicais e entidades lançam o Fórum Social Temático de 2014
O Fórum Social Temático ocorre entre 21 e 26 de janeiro de 2014, em Porto Alegre
03/12/2013


Com as recordações voltadas para o Fórum Social Mundial do início dos anos 2000, evento que trouxe multidões a Porto Alegre, foi lançado nesta segunda-feira (2) o Fórum Social Temático (FST) de 2014. Organizado por centrais sindicais e alguns movimentos sociais, o evento recebe patrocínio do governo federal e apoio do governo do estado e das prefeituras de Porto Alegre e Canoas. 

O lançamento da programação ocorreu no fim da manhã desta segunda no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Estiveram presentes representantes da Força Sindical, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e do movimento negro, entre outros. A primeira atividade ocorrerá em Canoas no dia 21 de janeiro, com a abertura do Fórum Mundial da Educação (FME).

No dia seguinte, o FST terá início em Porto Alegre. A marcha de abertura, no entanto, ocorrerá na quinta-feira, dia 23. A partir dos eixos “Crise Capitalista”, “Democracia” e “Justiça Social e Ambiental”, o FST “se constitui de um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas (…) para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital”.

Lélio Falcão, da Força Sindical do Rio Grande do Sul, afirmou que o evento deve organizar quase mil atividades em menos de uma semana, entre as que ocorrem em Porto Alegre e Canoas. Segundo o dirigente, as discussões do Fórum irão passar pela orla do Guaíba, a Usina do Gasômetro, o Largo Zumbi dos Palmares, por prédios da UFRGS e pela Casa de Cultura Mario Quintana. No Parque da Harmonia, ficará o acampamento da juventude.

Para Nelsa Nespolo, diretora de Economia Solidária do governo do Rio Grande do Sul, o Fórum precisa debater “a democracia econômica, com foco na distribuição da riqueza”. Segundo a diretora, parte do material que o evento entregará aos inscritos será produzida em cooperativas que se utilizam de práticas de economia solidária. A vereadora Jussara Cony (PCdoB) afirmou que “com esta composição de entidades, teremos mais unidade de ação”. “Porto Alegre é uma referência para os fóruns do mundo”, lembrou Jussara.

Mara Feltes, secretária de formação da CUT-RS, lembra que os militantes “surpreenderam os bares, hotéis e restaurantes de Porto Alegre com o primeiro Fórum Social Mundial”. “A grandeza do Fórum passa pela nossa capacidade de mobilização e de divulgação”, disse a sindicalista. Na breve solenidade de abertura, o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, representou o governo do estado, e Carlos Souza, secretário-adjunto de Governança Local, a prefeitura de Porto Alegre.

 

 

Por: Sul 21

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia